top of page

Professores Colaboradores da Pesquisa

Seguindo as diretrizes da Resolução 196/96 CNS/MS e cumprindo todos os preceitos éticos requeridos para estudos científicos realizados com seres humanos, tais como a participação voluntária, a privacidade dos participantes e a confidencialidade das informações, a presente pesquisa respeitou o anonimato dos professores pesquisados, mantendo seus nomes em sigilo.        
 
A confidencialidade dos dados obtidos nos questionários foi garantida em todas as fases do estudo. As informações foram obtidas sem identificação nominal e estão sendo utilizadas exclusivamente para fins de investigação científica.

Colaboradores participantes: professores de Geografia, contemplando as modalidades: Regular, Técnico, Integral e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Sendo 3 professores da ECI Orlando Venâncio dos Santos e 1 professor da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, totalizando uma amostra de 4 indivíduos.

​

Os professores de Geografia que lecionam no ensino médio, nas modalidades regular, integral, técnico e EJA, têm uma carga horária mínima de 18 horas/aula exigida. Devido ao quadro de professores e disponibilidade, as turmas são distribuídas entre eles. Assim, foram participantes o total de 4 professores na pesquisa, todos com graduação específica – Licenciatura Plena em Geografia. Destes, apenas um com vínculo efetivo, sendo concursado, os demais com vínculo temporário, sendo contratados ou prestadores de serviço.

Caracterização:

Participantes: professores de Geografia, contemplando as modalidades: Regular, Técnico, Integral e EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Sendo 3 professores da ECI Orlando Venâncio dos Santos e 1 professor da ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, totalizando uma amostra de 4 indivíduos.

​

Os professores de Geografia que lecionam no ensino médio, nas modalidades regular, integral, técnico e EJA, têm uma carga horária mínima de 18 horas/aula exigida, porém nenhum dos colaboradores exerce essa carga mínima. De acordo com o quadro ofertado e a disponibilidade, as turmas são distribuídas entre eles. Assim, foram participantes um total de 4 professores na pesquisa, todos com graduação específica – Licenciatura Plena em Geografia. Destes, apenas um com vínculo efetivo, sendo concursado, os demais com vínculo temporário, sendo contratados ou prestadores de serviço, o que não os diferencia em relação ao cargo e função, apenas na remuneração.

​

Quanto ao nível de formação (Figura 13), os professores entrevistados e que responderam ao questionário disponível através do Google Formulário, por link de acesso, e enviado via Whatsapp, afirmaram ter apenas o grau de licenciatura em Geografia (33,3%) ou mestrado (66,7%), não sendo respondido se há profissional com especialização ou doutorado entre os entrevistados. Entre os professores com mestrado é possível que haja especialistas também.

1.PNG
Com relação ao tempo de serviço (Figura 14), os dados dos professores entrevistados ficaram bem distribuídos entre 33,3% para menos de 5 anos em sala de aula, 33,3% de 5 a 10 anos e 33,3% para mais de 10 anos trabalhando na Educação, o que nos mostra que há uma distribuição não somente de tempo de serviço, como também com relação à atuação profissional. Encontramos desde professores que concluíram sua graduação e logo em seguida assumiram cargo na Educação, a professores veteranos que passaram por várias transformações e adaptações sofridas no Ensino, participando das modificações ocorridas durante o tempo na grade de Geografia.
2.PNG
Registrado na Plataforma Brasil, CAAE: 35750720.2.0000.5187, com financiamento próprio e aprovado, o projeto de pesquisa inicial passou por todos os tramites legais – submissão, aceitação, parecer e aprovação -, para dar prosseguimento aos estudos e pesquisas. Respeitando os aspectos éticos, a pesquisa seguiu as diretrizes da Resolução 196/96 CNS/MS e cumpriu todos os preceitos éticos requeridos para estudos científicos realizados com seres humanos, tais como a participação voluntária, respeito à privacidade dos participantes e à confidencialidade das informações. A confidencialidade dos dados obtidos nos questionários se matém garantida em todas as fases do estudo. As informações são obtidas sem identificação nominal e são utilizadas exclusivamente para fins de investigação científica.
Outros dados disponíveis na íntegra da dissertação.
bottom of page