top of page
Desenhos com classificação livre
Os Desenhos Animados que têm classificação livre são geralmente voltados para o público infantil, visto serem produzidos com uma linguagem mais acessível e de fácil compreensão, além de cores mais vibrantes e músicas que chamem a atenção, não contendo cenas pesadas para as crianças.
Há animações voltadas para bebês, crianças, pré-adolescentes, variando conforme a criação e produção. A faixa etária, porém, não impede que estes desenhos sejam assistidos por adultos. Com músicas de fácil memorização e divertidas, imagens chamativas e linguagem simples, as animações infantis trazem conteúdos lúdicos que podem ser abordados nas aulas de Geografia e servirem de embasamento para questionamentos e debates em sala de aula, ou fora dela.
Show da Luna
No episódio 8 (Figura 1), da primeira temporada, Luna e seu irmão vão para o quintal desvendar como surge a chuva. Abordando a formação das nuvens, evaporação e precipitação da água, “Como a água vira chuva” tem 12 minutos de duração e músicas divertidas para explicar o conteúdo. O professor de Geografia pode fazer a exibição do episódio no decorrer da abordagem sobre o ciclo hidrológico, realizando experiências de evaporação em sala de aula ou levantando questões para atividades de pesquisa.
Irmão do Jorel
No episódio 13 (Figura 2), da terceira temporada, intitulado Zazazilla, com pouco mais de 11 minutos, o Irmão do Jorel tem seu dever de casa engolido por sua cachorrinha, Zaza, e a única solução é entrar dentro do animal para reaver sua lição. Para isso o garoto dá uma solução para aumentar o tamanho e um cachorro gigante acaba engolindo os países, mexendo com todas fronteiras. O professor de Geografia pode trabalhar com a turma conceitos de paisagem, território e fronteiras, além de localização espacial, continentes e países. Ao exibir o desenho, debates sobre espacialidade podem ser iniciados, fazendo leituras de mapas.
Pica-Pau
No episódio “O agente secreto”, com duração aproximada de 6 minutos, o Pica-Pau é contratado para deter o Luís Espalha lixo que anda pela cidade espalhando todo o lixo e atormentando a cidade. Durante a perseguição, até a final captura, várias peripécias se seguem. O professor pode fazer várias atividades posteriores à exibição, com a temática sobre o Meio Ambiente, podem trabalhar os diferentes tipos de poluição, destino do lixo, tipos de aterros, coleta seletiva, reciclagem, dentre outros.
Jovens Titãs em Ação
No episódio “Esquema de pirâmide”, com 12 minutos de duração, o Robin tenta alertar os amigos sobre esse esquema, dando uma aula sobre economia, porém não é ouvido. Mutano convence não apenas seus amigos a entrarem no esquema, investindo dinheiro com a promessa de “ganho fácil”, como outras personagens também participam do esquema. Na animação vários elementos são utilizáveis pelo professor, desde os cenários e elementos específicos do Velho Oeste e cowboys às Pirâmides do Egito e múmias, possibilitando aulas sobre variados temas, como culturas, épocas e costumes. Além de render uma aula sobre economia e riscos reais que as pirâmides e o ganho de dinheiro rápido e fácil podem gerar, bem como suas consequências. O professor pode levantar diversos debates e propor que os alunos pesquisem casos de esquemas de pirâmides na Internet.
O ônibus mágico decola novamente
No episódio O Fuso Confuso (Figura 5), as personagens embarcam em uma aventura acompanhando o show da Maven, prima da professora, ao redor do mundo, passando por diferentes fusos horários, até que algo inusitado acontece e todos precisam correr contra o tempo para evitar uma catástrofe. Em meio a muitas músicas, o desenho aborda de forma lúdica o que é e qual a importância dos fusos horários. O professor de Geografia pode trabalhar com os alunos a animação antes ou depois do conteúdo em aula, uma vez que é bem explicativo. Além de levantamento de questões, podem ser desenvolvidas atividades de pesquisa com a turma.
bottom of page